Dicas de Manutenção

dirijacorretamente

DICAS

QUAL O MOMENTO CERTO DE TROCAR MEUS PNEUS DUNLOP?

Até um pneu Dunlop precisa ser substituído de vez em quando. Geralmente, os motivos que levam a esta decisão são o nível de desgaste, envelhecimento ou danos. Verifique regularmente se a profundidade dos sulcos de seus pneus Dunlop não atingiram 1.6 mm. Aconselhamos que você os troque antes de atingirem esse nível, pois até mesmo um pneu Dunlop deixa de ser seguro quando fica “careca”. Nenhum pneu têm duração definida. Sabemos apenas que os nossos duram muito graças à tecnologia Dunlop. Mesmo assim, verifique sempre se não há sinais de envelhecimento. Quando se trata de danos, qualquer pneu pode ficar perigoso. Se por acaso você passou por obstáculos difíceis ou objetos pontiagudos na estrada, encontre o quanto antes um profissional de confiança para dizer se o pneu Dunlop pode ser reparado ou se deve ser trocado.

EU MESMO POSSO FAZER A MONTAGEM?

A Dunlop não aconselha você a fazer a montagem dos pneus por conta própria. Pode parecer simples, mas, se essa montagem não for feita por um profissional habilitado e competente, pode acabar afetando a durabilidade do pneu e prejudicar o seu conforto na hora de dirigir.

POSSO TER PNEUS DUNLOP DIFERENTES NO MESMO CARRO?

Pode, mas atenção: não monte pneus de desenhos diferentes no mesmo eixo. Pode afetar o comportamento e a geometria do veículo.

QUANDO DEVO FAZER O RODÍZIO DE PNEUS?

Fazer rodízio significa mudar os pneus de lugar de vez em quando. Isso permite que o desgaste entre os pneus seja uniforme, garantindo vida mais longa. O rodízio dos pneus Dunlop pode ser feito logo ao notar diferença de desgaste entre os pneus dianteiros e traseiros, ou geralmente ao atingirem 10.000 km.

COMO FAÇO O RODÍZIO DE PNEUS?

Se o seu veículo possui tração dianteira, provavelmente os pneus dessa parte sofrerão um desgaste maior. Neste caso, troque os pneus da frente para trás em linha reta, e quando os traseiros forem para frente, troque-os de lado. Já em veículos com tração 4×4, o melhor padrão de rodízio é em X. Isso significa que além dos pneus dianteiros trocarem de posição com os traseiros, também trocam de lado entre si. Para aumentar a durabilidade dos pneus radiais, é importante realizar o rodízio em H (sem alterar o sentido de rodagem dos pneus) a cada 7.000 km.

POSSO REPARAR UM PNEU VAZIO?

Depende do tamanho do furo que ocasionou o esvaziamento. A maioria dos furos por pregos ou cortes de até 1/4 de polegada pode ser reparada por pessoal qualificado. Acima disso, é melhor utilizar o estepe em boas condições. Recomendamos a troca de pneus com furos no flanco ou com desgaste acima de 1/16 polegada de profundidade.

CONDUÇÃO

A MINHA MANEIRA DE DIRIGIR PODE AFETAR O PNEU DUNLOP?

Sim. Principalmente se você dirige em altas velocidades (principalmente em curvas e esquinas), costuma fazer arrancadas ou paradas bruscas. Tudo isso aumenta o desgaste do pneu Dunlop e encurta sua vida útil. Você também pode tomar precauções para não perder seu pneu Dunlop antes da hora. Por exemplo, não conduzir nas margens da pista, subir em calçadas, evitar buracos na pista e outras obstruções.

O QUE É ALINHAMENTO DE PNEUS?

Alinhamento é a regulagem da direção e da suspensão do veículo para manter as rodas o mais paralelo possível, sem irregularidades entre os ângulos do mesmo eixo ou entre eixos diferentes. Isso evita desgastes anormais rápidos, que comprometem a durabilidade dos seus pneus Dunlop.

QUANDO DEVO FAZER O ALINHAMENTO?

• Em todas as revisões ou pelo menos a cada 7.000 km.
• Após um impacto forte contra obstáculos na pista.
• Ao substituir qualquer elemento da suspensão ou da direção, ou mesmo os pneus.
• Sempre ao notar que o veículo está “puxando” para algum lado, dificultando a trajetória em linha reta.
• Quando seus pneus Dunlop apresentarem desgastes irregulares, o que significa que há maior pressão no asfalto em um dos lados.

O QUE É BALANCEAMENTO?

Balanceamento é o processo de equilibrar o conjunto de pneus Dunlop e rodas do veículo. Ele é necessário para evitar trepidações no volante e instabilidade na direção, além de suprimir o desgaste irregular dos pneus.

QUANDO MEU VEÍCULO PRECISA DE BALANCEAMENTO?

• Sempre que substituir os pneus Dunlop ou consertar suas câmaras.
• Ao substituir pastilhas de freios, rolamentos, peça de suspensão, etc.
• Ao notar vibrações no volante ou guidão.
• A cada 10 mil quilômetros rodados.

CALIBRAGEM

POR QUE É IMPORTANTE MANTER A PRESSÃO CORRETA DO PNEU?

A pressão dos pneus é essencial para garantir a estabilidade e segurança do veículo, além de oferecer maior economia – já que preserva a durabilidade dos pneus.

QUANDO DEVO CALIBRAR O PNEU?

O ideal é verificar o nível de pressão do seu pneu Dunlop semanalmente, sempre antes das rodagens.

DEVO CALIBRAR MEU PNEU COM A PRESSÃO MÁXIMA?

A pressão máxima não é necessariamente a mais adequada do automóvel. Utilize sempre a pressão recomendada pelo fabricante do veículo. Você pode encontrá-la no manual do condutor.

DEVO VERIFICAR A CALIBRAGEM COM PNEUS QUENTES OU FRIOS?

O correto é verificar a pressão apenas quando os pneus estiverem frios, ou seja, quando o veículo foi conduzido por apenas 1,5 quilômetro ou uma hora após a última condução. Quando fizer a verificação, utilize um manômetro de boa qualidade, mas lembre-se: nenhum deles é 100% preciso.

POSSO REPARAR UM PNEU VAZIO?

Depende do tamanho do furo que ocasionou o esvaziamento. A maioria dos furos por pregos ou cortes de até 1/4 de polegada pode ser reparada por pessoal qualificado. Acima disso, é melhor utilizar o estepe em boas condições. Recomendamos a troca de pneus com furos no flanco ou com desgaste acima de 1/16 polegada de profundidade.